quarta-feira, 7 de abril de 2010

Santa Sé: Caso de abuso na Noruega que envolve um ex-bispo não foi encoberto




.- O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, explicou em uma declaração esta manhã que o caso de abuso cometido pelo Ex-bispo de Trondheim (Noruega), Dom Georg Mueller, tampouco foi encoberto e que a Congregação para a Doutrina da Fé confrontou e examinou este delicado assunto com rapidez.

Ao responder a um grupo de jornalistas algumas perguntas sobre este caso, o sacerdote jesuíta disse: "confirmo a informação recolhida no comunicado do administrador apostólico de Trondheim (Noruega), D. Markus Bernt Eidsvig, relativa ao ex-bispo de Trondheim, Dom Georg Mueller, SS.CC., que foi bispo-prelado da prelatura territorial entre 1997 e 2009".

Trata-se, explicou o Pe. Lombardi, "de um caso de abuso sexual de um menor a princípios dos anos 90, que chegou a conhecimento das autoridades eclesiásticas em janeiro de 2009. A questão foi confrontada e examinada com rapidez através da Nunciatura de Estocolmo por mandato da Congregação para a Doutrina da Fé".

Em maio de 2009, prosseguiu, "o bispo apresentou sua demissão, que foi oportunamente aceita pelo Santo Padre e em junho abandonou sua sede. Submeteu-se a um período de terapia e não desenvolve nenhuma atividade pastoral".

"Desde o ponto de vista da legislação civil o caso era prescrito; a vítima, na atualidade maior de idade, pediu sempre permanecer no anonimato", concluiu.